18 outubro 2009

The Soloist

Novo filme de Joe Wright, o realizador que me arrebatou com "Atonement" e que também realizou bem "Pride and Prejudice". Logo, tinha boas indicações que me levavam a ver o filme, isto para além dos dois protagonistas - Jamie Foxx e Robert Downey Jr.
A história do novo filme conta a vida de um génio da música (toca violoncelo e chama-se Mr. Ayers), que se torna esquizofrénico durante a sua estadia numa das principais escolas de música do mundo e passa a viver na rua. É uma história verídica, sendo que o filme foi baseado no livro escrito pelo jornalista que o "descobriu" a tocar violino apenas com 2 cordas, - tocar Beethoven deste modo deve ser obra! - aquando da necessidade de elaboração de uma crónica para o LA Times.
O filme desenrola-se basicamente à custa da relação (estranha) que ambos desenvolvem. O músico vive num mundo completamente à parte, vê a cidade, a pobreza, a música de uma forma que só ele entende, e o jornalista passa de egoísta a amigo do sem-abrigo, de desinteressado na vida a seu maior (e único) confidente.
De resto, o realizador tenta dar-nos ao máximo a perspectiva da vida de Mr. Ayers, levando a que o sintamos muito próximo de nós, que consigamos ver a sua realidade com os nossom olhos. O filme torna-se assim bastante visual em alguns momentos. Se não conseguimos sentir as emoções através da música (sempre presente durante as quase 2 horas de filme), sentiremos através das imagens na cabeça do esquizofrénico.
Pelo meio, são introduzidas as temáticas dos sem-abrigo em LA (são centenas de milhar a viver nas ruas), a solidão e, acima de tudo, a amizade.

Na generalidade, é um bom filme, mas que fica uns furos abaixo do soberbo "Atonement". Mas também são filmes completamente distintos entre si, e diferentes de tudo o que o realizador tinha feito até então - também não fez muito filmes, até agora.
Fantásticas interpretações de Robert Downey Jr. (um dos actores mais requisitados da actualidade) e de Jamie Foxx, que depois de "Ray" volta a ter uma interpretação absolutamente comovente!

7,5/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter