31 outubro 2009

Mariza no Coliseu do Porto

Ontem foi dia de ir ao Coliseu.
Mas foi tudo muito repentino e nada pensado. Uns amigos tinham ido no dia anterior e tinham adorado. Eu descobri que havia um segundo concerto agendado e lá tentei a minha sorte.
Os bilhetes estavam praticamente esgotados, não havia muita possibilidade de escolha... Mas não hesitámos e fomos na mesma.
O local era alto. Muito alto mesmo! O mais alto do Coliseu. E ficávamos mesmo por cima do palco. Em termos sonoros, não terá sido o melhor sítio para usufruir do concerto - os instrumentos tinham perfeito alcance, mas a voz nem sempre parecia estar a chegar nos "conformes".
Não obstante estes pequenos percalços, o espectáculo foi muito bom. Confesso que conhecia pouco da Mariza, para além dos grandes sucessos. Mas a fadista canta com alma, com garra e acompanhada por músicos de altíssima qualidade. O curioso é que um concerto de Mariza é muito mais do que um espectáculo de Fado. Definitivamente, deixou para trás essa designação, não deixando obviamente de parte as suas influências. A essência é Fado, mas também é muito mais que isso. É World Music, como é modo chamar. Temos a típica guitarra portuguesa, acompanhada da típica guitarra baixo, às quais se juntam a atípica guitarra acústica, o atípico piano e a atípica bateria. São elementos acrescentados no som de Mariza, que a tornam muito mais do que a melhor fadista do Mundo. Tornam-na numa das grandes artistas mundiais.
Para já, transborda simpatia e empatia com o público. Tem energia, torna o Fado uma coisa alegre, não descuida pormenores e não quer o protagonismo só para ela, distribui-o pelos restantes músicos - aqui, grande destaque para o baterista, que conquistou o público (apesar de ter cometido alguns erros - pareceu-me).
A voz da luso-moçambicana é de uma potência ímpar. Para tal, vejamos que cantou sem micro para um Coliseu á abarrotar, e arrepiava como se estivesse a usar o micro.
O momento alto foi mesmo o famoso "Ó Gente da Minha Terra", que foi interpretado no meio da plateia, e teve direito a umas lágrimas lá pelo meio, facto que levou o auditório à grande ovação da noite. Tocante, sem dúvida!
Portanto, ver Mariza é ver muito mais do que Fado. É ver emoção, alma, garra, alegria e interacção. Diria que Mariza caracteriza na perfeição as características portuguesas, e é com orgulho que a vejo a representar Portugal ao mais alto nível. Com certeza os estrangeiros ficarão com a melhor impressão sobre o nosso povo, disso não haja dúvidas!
Mariza é um dos grandes orgulhos nacionais, e ontem pude comprová-lo.

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter