26 outubro 2009

Carta ao S. Pedro

Senhor São Pedro,

Venho por este meio demonstrar o meu mais profundo desagrado com aquilo que se tem vindo a passar com o tempo que faz em Portugal. Sendo este o teu Ministério e a meteorologia a tua principal competência - confirmada por anciãos e até pelos meus antepassados -, senti-me na obrigação de falar directamente com o mais alto responsável pelo estado em que a meteorologia se encontra neste país à beira mal plantado.
Sinto saudades de ter chuva na altura da chuva. Estou farto do sol. E ainda mais revoltado fico quando reparo que, na minha única semana de férias de todo o ano, em pleno Agosto, apanhei mais chuva do que bom tempo. E pergunto eu: Será justo? A mim não me parece, até porque não tenho falhado os três Pai-Nosso's e as cinco Avé-Maria's que te prometi depois de ter apanhado a maior chuvada da minha vida no mais quente dia do ano. E não digas que eu tive a culpa de andar de havaianas, calções e toalha, porque o dia estava bem convidativo e os teus discípulos (aqueles que aparecem de manhã no Bom Dia Portugal) não previam nada mais do que um dia solarengo.
Tudo isto para te dizer que estou chateado. Chateado por ter mudado as bolas de naftalina da gaveta das camisolas de Inverno para a das t-shirts de Verão. E acabo por andar com roupa a cheirar a naftalina... O que nem sempre é agradável. Mas o grande problema passa-se na gaveta das camisolas de Inverno. A naftalina já lá não está, e quer-me parecer que, quando usar uma das camisolas da respectiva gaveta, o cheiro a mofo vai ser tão grande que vou ter que lavar aquilo tudo. Não preciso de te explicar as consequências da lavagem excessiva de roupa, quer para o ambiente e para o efeito de estufa, quer para o meu bolso (todos sabemos que as lavagens vão desgastando a roupa), pois não? Tu não nos dás bom tempo para nos castigares pela destruição da camada de ozono, e nós trocamos as bolas de naftalina do local apropriado e temos que lavar mais vezes a roupa... E assim entramos num ciclo vicioso para o qual não encontro resolução viável...
Como não me quero zangar a sério e ir para o Inferno fazer companhia ao Saramago - gosto muito dos livros dele, mas ele é comunista e bastante mais idoso do que eu -, vinha pedir que revisses este processo, porque acredito não ser o único a queixar-me do mesmo.
Devo acrescentar ainda que toda esta indignação deve-se ao facto de há uns dias ter comprado roupa para a estação fria, e afinal parece que podia poupar uns cobres e esperar pelos saldos de Janeiro.
O mínimo que espero da tua parte é que, para a próxima, me dês um sinal. Pode ser na festa da Afurada (à Póvoa de Varzim eu não vou). Posso estar tocado mas não me esquecerei, prometo.

1 retro-introspecções:

bLaK disse...

Um verdadeiro texto à "Ok que Seco" eheh

Qq dia ainda viras um louco tipo Mário Dias :D

Free Hit Counter