27 outubro 2009

ATLAS SOUND - "Logos"


Atlas Sound é o projecto a solo de Bradford Cox (Deerhunter), aquele que eu considero o Manuel Cruz dos States (à devida escala, e sem querer cair em comparações de géneros) - simplesmente genial. Está envolvido em vários projectos, ajuda quando pode, quando quer, quando está inspirado.
"Logos" é editado num ano em que foi lançado um EP dos Deerhunter - depois de no ano transacto ter havido um álbum de Deerhunter e de Atlas Sound - e, segundo as crónicas, foi um álbum feito ao primeiro take, em que a ideia surgia, era gravada e de seguida surgia outra. Um álbum por instinto, portanto.


Este "Logos" transpira a sonoridade que me conquistou em Deerhunter. É tudo e não é nada de específico. Algum shoegaze a abrir com "The Light That Failed", ao qual se segue uma música acústica a lembrar Radiohead em "An Orchid". Tudo é feito com simplicidade de processos, onde tudo encaixa e flui na perfeição. E assim aparece "Walkabout", um dueto com Panda Bear dos Animal Collective, que traz um pouco de loucura, animação e luminosidade a um "Logos" que se mantém num lado mais nocturno, como é habitual. Depois chega "Shelia", um caso de amor à primeira vista comigo. É impressionante como a música é absolutamente viciante, apenas praticamente com uma guitarra à nossa frente (ouvidos).
"Quick Canal", que tem a colaboração de Laetitia Sadier dos Stereolab, é uma ode à música. O baixo a marcar o ritmo, a voz suave da francesa, todos os elementos que vão sendo introduzidos ao longo dos mais de 8 minutos da faixa... Música de paixões.
"Washington School" é, depois do dueto com Panda Bear (ou Noah Lennox, como preferirem), a segunda grande maluqueira de "Logos", com sons mais experimentais, para fazer a vontade ao amigo dos Animal Collective, certamente.
Para finalizar as referências (que foram a quase todas as músicas) "Criminals", "Logos" ou "My Halo" não ficam nada atrás daquilo que foi feito em "Microcastle/Weird Era Continued", o que me faz afirmar com certeza que Bradford Cox está em grande forma, cheio de ideias, e com isto vai aumentando a consideração que tenho por ele.

"Logos" de Atlas Sound entrou directamente para a minha lista de preferidos do ano, um álbum que sabe bem ouvir em todas as ocasiões, tal a diversidade e carga emocional que transporta.

9/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter