20 novembro 2009

New Moon - Twilight Saga

Acabo de chegar da ante-ante-estreia (estreia oficialmente em Portugal dia 26, sendo a ante-estreia no dia anterior) do novo filme da Saga Twilight, "New Moon".

Sala cheia, muitas jovens e adolescentes na plateia, toda ela bastante conhecedora do que iria acontecer no filme, pois acredito que 80% dos que lá foram tivessem já lido o livro. Eu faço parte dos restantes 20%...
Falando do filme em concreto.
Tinha visto "Twilight", o primeiro livro do filme, comentado aqui, e a opinião não foi muito positiva. Primeiro, porque não percebi muito bem certas coisas que se passavam, o que acabou por facilitar com a leitura do livro. Tenho em crer que a realizadora não conseguia extrair as potencialidades do filme.
Com o segundo filme, mudou-se o realizador - Chris Weitz, autor de "American Pie" e "Bússola Dourada" -, e o filme foi, acima de tudo, diferente. Há cenas demasiado longas e desnecessárias, talvez, mas também há mais emoção, mais expressões faciais facilmente detectáveis, mais sentimento. Conseguem detectar-se traços de comportamento com maior facilidade (principalmente no vampiro Edward), talvez pela forma diferente como tudo é filmado.
Quanto à história, ainda não li o livro, como disse, portanto tudo foi novidade (às vezes, sentia-me mal por ser dos únicos que não sabia o que se ia passar a seguir...). Pelo que me foi dito, o filme é bastante fiel ao livro, mas senti que faltava alguma adrenalina, alguma acção, algum empolgamento nas cenas que podiam transmitir tal sensação.
Quanto a efeitos especiais, não se nota grande diferença com o seu antecessor. Portanto, poder-se-á dizer que foram bem sucedidos nas cenas em que os mesmos foram requeridos.
Num filme que à partida é sempre um sucesso de bilheteira, dada a quantidade de fanáticos que a saga arrasta, o realizador pode sempre arriscar um pouco, tentar algo diferente para quebrar a monotonia. Foi algo que não aconteceu em "New Moon". Pode dizer-se obviamente que existe a tentativa de colagem ao livro, mas não será resposta para tudo.

No entanto, e apesar de tudo, o filme tem alguns pontos interessantes. Não passa de um blockbuster, cuja única função é entreter e contar uma história, mas acaba por estar bem conseguido.
No Verão chega mais um!

7/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter