07 novembro 2009

WILD BEASTS - "Two Dancers"

Desconhecia por completo esta banda britânica, formada em 2002 em Leeds. É mais uma banda inglesa jovem, mas cheia de talento e ideias muito engraçadas, tal como os já aqui falados The xx. "Two Dancers" é o sucessor do primeiro álbum, "Limbo, Panto", lançado no ano transacto.

Esta é mais uma banda que entra pelos ritmos dançáveis do brit-pop, permitindo a conjugação de algum funk com uma voz diferente daquilo a que poderemos estar habituados, já que as influências líricas parecem-me bastante evidentes na projecção da voz do vocalista Hayden Thorpe. O baixista Tom Fleming também dá um jeitinho em algumas das músicas e fá-lo de forma bem competente, funcionando como contra-balanço ao maior exotismo do vocalista principal.
"Hooting and Howling" - o single de avanço deste "Two Dancers" - é aquilo que se pede a um single; uma música que caracteriza o som de um banda ou de um álbum, mas cujo refrão (principalmente) não deixa de ficar na cabeça durantes dias e noites seguidas. O efeito Wild Beasts é desde logo conseguido. "All the Kings Men" dá-nos uma dupla personalidade do vocalista, que tanto apresenta um tom de voz grave, como desata em loucos falsetes... Tudo isto com umas guitarras por trás a dar brilho ao espectáculo. A faixa "Two Dancers" não acentaria nada mal nuns Editors inspirados, e "Underbelly" é curta mas certeira. Para finalizar as referências, não posso deixar passar em claro "We Still Got the Taste Dancing on Our Tongues" - que nos deixa a salivar por mais músicas deste calibre (o "gostinho" Wild Beasts fica mesmo na nossa boca) - e "This is Our Lot" - uma música altamente poderosa, com um baixo viciante, uma bateria em grande forma e uma guitarra a entrar quando deve entrar e a voz a não desiludir, vendo aquilo a que estamos habituados ao longo do CD. Uma das músicas do ano, para mim.

Mais uma óptima surpresa vinda de terras de sua majestade, que parece ter na gente mais nova o futuro assegurado quanto à música que se faz por aquelas bandas.

8/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter