19 novembro 2009

Portugal no Mundial!


Boa vitória de Portugal.
Como vinha dizendo nos últimos post's deste tópico, estava com bastante receio deste jogo com a Bósnia.
Primeiro, tínhamos o poderio ofensivo da Bósnio.
Depois, tínhamos o batatal em que o jogo decorreu, óptimo para o jogo directo e aéreo dos bósnios.
Tínhamos também toda a envolvência imposta ao jogo, como sendo de "vida ou de morte" para a Bósnia.
Hoje, juntou-se mais uma preocupação. Um estádio com capacidade para 13 mil adeptos, albergava 20 mil (segundo a TVI). Vergonhoso e para a FIFA ver...

Falando de futebol propriamente dito... Fiquei apreensivo com a manutenção do Duda a titular. Tinha estado mal na Luz, e este jogo não estava a seu jeito.
Mas o jogo lá começou, e viu-se que Portugal tinha a lição bem estudada.
Os primeiros minutos foram simplesmente para travar o ímpeto da Bósnia. O que interessava era destruir o jogo ofensivo que eles criassem.
A partir dos 15, 20 minutos, a equipa começou a assentar o jogoe começou a fazer aquilo que melhor sabe. Trocar a bola, jogar no chão, controlar o jogo. Claro que o estado lamentável do relvado não deixou que os portugueses o fizessem na perfeição, mas lá se conseguiu chegar ao intervalo com 1-0 para nós em oportunidades claras de golo - depois de uma óptima jogada entre Meireles e Tiago.
Na segunda parte, o domínio português acentuou-se. A Bósnia colocou em campo mais um avançado, e perdeu o (pouco) poder de transição, dado praticamente apenas por Pjanic (ainda vamos ouvir falar muito deste miúdo). Para isso contribuiu uma defesa absolutamente irrepreensível, em que raramente perderam lances aéreos.
Com o tempo a passar, Portugal começou a conseguir fazer bem os contra-ataques e acabou por ser com naturalidade que chegámos à vantagem. Destaque para o poder de pressão dos três médio de Portugal - Pepe, Meireles e Tiago - que estiveram muito bem tacticamente e em termos de intensidade e agressividade.
A partir daqui, o jogo da Bósnia acabou, apesar de ainda terem conseguido criar uma oportunidade clara de golo, por Dzeko.
A eliminatória estava resolvida, e era uma questão de saber por quantos golos vencíamos. Acabámos por vencer apenas por 1, mas podiam ter sido 3 ou 4.

Quanto a destaques individuais, terão que ser dados aos 2 centrais, que não perderam praticamente nenhum lance, excepção feita à oportunidade de golo de Dzeko.
O trio do meio campo também foi fundamental no controlo do jogo, e o Raúl Meireles teve quase todas as oportunidades de golo de Portugal nos pés. Jogo fantástico!
Na frente, nenhum brilhou, mas o jogo não estava para isso. Demonstraram, no entanto, muita disponibilidade e solidariedade no auxílio ao meio campo e à defesa.
Resumindo e concluindo,
Portugal foi um mais do que justo vencedor da eliminatória, demonstrando uma grande alma - a alma lusitana!
E agora venha o Mundial!!

PS - destaque positivo e negativo para público. Negativo pela agressão ao árbitro e positivo pelo comportamento no final do encontro, com algum fair-play (ou seria resignação), coisa que eu não estava à espera, sinceramente.

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter