15 março 2010

SPOON - "Transference"

Os Spoon são uma das bandas mais respeitadas do movimento indie actual, não só por serem dos mais antigos, mas também por manterem uma coerência e consistência assinalável.
2010 é o ano do regresso aos originais, depois de um "Ga Ga Ga Ga Ga" que me caiu no goto e que me abriu caminho a conhecer mais sobre esta banda.
Os Spoon não têm que provar nada a ninguém, têm um estatuto e parecem divertir-se a fazerem música. "Transference" é isso mesmo. Um disco divertido para quem o fez e para quem o ouve, mas que acaba por não trazer nada de muito inovador à discografia da banda americana. As canções apresentam uma naturalidade notável, mas nunca (ou quase nunca) surpreendem, pelo menos a mim não, pelo menos da forma que o álbum anterior fez. 
No entanto, é um disco bem homogéneo, que mais parece uma jam session, onde tudo flui. "Is Love Forever?" tem guitarradas à maneira, "The Mistery Zone" mais parece uma conversa de café (no bom sentido), "Trouble Comes Running" remete-me para o álbum de 2007 e acaba por ser a música que mais me agrada e o single "Got Nuffin" é uma boa malha rock.
"Transference" não é um trabalho deslumbrante, mas ouve-se bastante bem. De certeza que os fãs não ficarão desiludidos com aquilo que foi feito, e num concerto ao vivo não se sentirão diferenças com o que foi feito anteriormente.

7/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter