29 março 2010

Sherlock Holmes

Nunca li nada do Sir Arthur Conan Doyle, portanto não sou nem um conhecedor nem um fã (por arrasto) dos livros "Sherlock Holmes", apesar de saber que é uma falha literária minha.
A chegada de "Sherlock Holmes" ao cinema pela mão de Guy Riychie fez-me despertar alguma vontade de ver o filme. Gosteo do trailer, gostei de vários filmes do realizador inglês, e a perspectiva dada ao detectiva parecia-me ser bastante interessante.
Portanto, "toca a ver o filme"!
Desde logo, a abordagem feita ao filme e às suas personagens parece-me ser algo distinta da da literatura. 
Temos uma dupla Holmes-Watson com dotes de artes marciais, recheada de humor e sarcasmo - esta última parte sendo talvez a que mais me agrada no filme. Todo o filme assenta num Sherlock Holmes alienado, sozinho (o amigo de sempre arranjou uma companhia feminina), até frustrado (pela falta de casos para desvendar). E acaba por ser uma perspectiva bastante interessante, principalmente na sua relação com o amigo médico.
Aliás, creio que a mais-valia do filme deve-se na sua essência ao desempenho dos dois actores principais - Robert Downey Jr. e Jude Law -, que demonstram uma química bastante interessante. Os "jogos" provocados pelo detective ao longo do filme são de facto os momentos altos do mesmo.
A fotografia é soberba, a banda sonora também, e a história também é aceitável, desenrolando-se à volta de um mistério sobre Magia Negra.
No fundo, este acaba por ser um filme de entretenimento e de acção, que desagradará a alguns fãs mais acérrimos do universo de Holmes, mas eu até achei piada a toda a vertente alternativa. Pelo menos, fica-se a conhecer um outro lado, uma outra perspectiva.

6/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter