01 dezembro 2009

UP

Ontem foi dia de ver bonecada. "UP" era um filme que desejava ter visto há mais tempo, mas que por falta de oportunidade ainda não tinha sido possível.
Vi-o agora, e a impressão é extremamente positiva.
Começando na caracterização das personagens. Se não são os desenhos mais cómicos que já vi, andam lá muito perto. O puto gordinho é absolutamente delicioso. Só com as expressões que as personagens vão tendo, o filme já estava ganho.
Depois a história. Começa a ser notório que a Pixar se preocupa em arranjar temas minimamente sérios e tocantes, e consegue com isso fazer passar várias emoções ao longo do filme. O filme é bastante comovente, mostrando, para além de uma história de amor eterno - e tudo o que a morte de um dos cônjuges traz a lume -, a relação avô/neto (apesar de as duas personagens principais não terem grau de parentesco).
A ideia de fazer da casa um dirigível e de andar com ela às costas também está muito gira e tem um efeito bem conseguido.
De resto, é um filme divertido, com bastante ritmo e que entretém miúdos e graúdos.
Sem dúvida, dos melhores filmes de animação que vi. Talvez não esteja ao nível de "Wall-E", mas também não anda muito longe!

8/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter