27 dezembro 2009

Jackie Brown

Jackie Brown era um dos poucos filmes do génio de Quentin Tarantino que me faltava ver. Preenchi essa lacuna cinematográfica há dias.
É um filme de polícias e ladrões, ao típico jeito do descendente italiano, e foi o filme que sucedeu ao monumental êxito "Pulp Fiction".

Um elenco muito bom, diálogos ao estilo Tarantino e uma história banal transformada num argumento excelente.
O filme trata a história de um traficante de armas - Samuel L. Jackson com um look altamente cómico - que se serve dos outros - no caso específico, Jackie Brown, uma hospedeira de voos do México para LA - para o tráfico de armas de dinheiro. No entanto, nem tudo corre de feição, e a polícia acaba por ser metida ao barulho.

Tudo o resto, é pura divagação do génio de Tarantino, que consegue colocar a personagem que dá o nome ao filme em três barricadas, cada uma mais esquisita do que a outra.
As personagens auxiliares são densas, bem definidas e uma sátira perfeita a alguns cromos da nossa sociedade, e por isso resultam muito bem. Os diálogos e as situações banais do dia-a-dia fazem o resto. É um filme realista, que conta coisas que não acharíamos difíceis de acontecer na realidade, só que num tom mais refinado.

Não deixa de ser algo longo, mas que acaba por nos envolver. Tem as maluqueiras típicas, mas um final não tão dramático ou apoteótico como cheguei a equacionar ao observar o desenrolar do enredo.

No entanto, recomendo!

8/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter