30 dezembro 2009

Melhores de 2009: MÚSICAS

Em 2009, ouvi muita música.
Há quem diga que foi demasiada.
Eu não desminto. De vez em quando era cada overdose!...
Acaba por ser complicado eleger as músicas que mais gostei tendo em conta que ouvi milhares delas, mas mesmo assim há aquelas que marcam sempre mais do que outras.
A eleição não tem grandes regras. Talvez a única seja a de eleger apenas uma faixa por álbum, sendo que muitas delas podem nem estar destacadas de outras.
A ordem é perfeitamente aleatória, estando apenas por ordem alfabética.
Escolher 10 músicas já foi complicado, quanto mais ordená-las por ordem de preferência...

ANIMAL COLLECTIVE - "My Girls"


E o título de música mais orgásmica do ano vai para... Já não preciso dizer mais nada. Tudo aqui é perfeito, tudo aqui faz sentido, tudo aqui é Animal Collective.

CALIFONE - "Funeral Singers"

A presença mais "calma" desta lista. Mas esta música é de uma beleza extrema. Sóbria, ajustada, ideal para momentos mais down - que também os há.

DAN DEACON - "Snookered"
 
A maluqueira em pessoa (ou em música). Ritmos loucos, paisagens musicais diferentes, instrumentos improváveis. O meu grande vício em grande parte do ano. Não cansa.

DIRTY PROJECTORS - "Useful Chamber"
 
Destacar uma música de "Bitte Orca" é tarefa hercúlea. O álbum é tão perfeito, tão homogéneo, tão tudo, que se torna tarefa quase impossível. Mas esta música está aqui porque demonstra todas as facetas que o geniozinho da guitarra pop consegue fazer.

FEVER RAY - "I'm Not Done"

Projecto gélido, música gélida, mas aquela voz aquece a alma, ao ritmo de batidas primitivas. Mais uma vez, tornou-se complicado conseguir encontrar uma faixa a destacar.

FUCK BUTTONS - "Surf Solar" 


Uma batida progressiva completamente contagiante, que nos faz embalar para um álbum sem falhas. Descreve na perfeição tudo o que acontece nas restantes 6 faixas.

GRIZZLY BEAR - "Two Weeks"

De cada vez que ouço esta banda de Brooklyn, mais apanhadinho fico. Parece que só se preocupam em fazer música para eles, mas a verdade é que chega a toda a gente. "Two Weeks" está aqui porque é simplesmente um dos grandes hits do ano.

MODERAT - "Rusty Nails" 

Os Moderat são tudo e não são nada. Não há rótulos que lhe assentem, a não ser o do bom gosto na música que esta dupla produz.

THE ANTLERS - "Bear" 

O prémio de banda mais depressiva e raivosa do ano não lhes escapa, e esta música personifica isso tudo. Melodias calmas com letras claustrofóbicas num acumular de emoções, que explodem no refrão.

WILD BEASTS - "This Is Our Lot"

As batidas poderosas e a voz do vocalista ficam, aqui, expostas ao máximo. É impossível não amar esta música logo à primeira audição.


Nesta lista poderiam ainda constar nomes como "Hearing Damage" (Thom Yorke), "Hellhole Ratrace"(Girls) , "Machinery Of The Heaven" (Patrick Watson), Quick Canal (Atlas Sound) ou Ectasy (jj), já para não falar nos The XX - considero um CD que funciona como um todo e foi de todo impossível escolher uma música apenas - ou de algum post-rock/metal que ouvi, mas não dava para todos...

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter