11 maio 2009

1...2...3...4!

O FC Porto garantiu ontem o segundo Tetra campeonato da sua história!

O que menos importa é o jogo, porque esse foi repleto de ansiedade e nervosismo. O que interessa mesmo é mais uma conquista, depois de um ano um pouco conturbado.

Os homens em destaque

Neste novo Porto (depois das saídas de Bosingwa, P. Assunção e Quaresma), havia muita gente nova, inexperiente e sem rotinas de vitória. Aquele mês de Novembro - altura das 3 derrotas consecutivas - fazia prever que as coisas não iam correr maravilhosamente bem. E eu fui o primeiro a criticar.
No entanto, e passados 9 meses, há que elogiar quem deve ser elogiado.

BRUNO ALVES
O símbolo do clube. Garra, força, vontade de vencer, perseverança. É actualmente um dos melhores na sua posição, imbatível nos lances de bola aérea. De destacar o facto de ter apenas 2 cartões amarelos na Liga, o que para um "arruaceiro" (como tantos lhe chamam) não está nada mal.
Marcou a época no jogo contra a Naval - a 3ª derrota consecutiva -, quando se dirigiu aos adeptos, num acto de grande portismo, dizendo que a equipa ia passar por cima e ia ser campeã!
Cumpriu a promessa!

FERNANDO
Para mim, a grande revelação.
Vinha para a posição mais difícil de colmatar - a de P. Assunção -, tanto que andámos ainda bastante tempo à deriva, à procura do substituto ideal, desde Guarín, Pelé, Tomás Costa ou Raúl Meireles.
Conseguiu fazer esquecer o luso-brasileiro, jogando com uma classe incrível. Foi melhorando a olhos vistos ao longo de toda a época, quer no posicionamento defensivo, quer na primeira fase de construção de jogo (dantes, não conseguia passar a bola para o lado, agora fá-lo para a frente com uma grande segurança).

RAÚL MEIRELES
Numa época em que um dos nossos melhores jogadores de sempre esteve menos bem (falo, obviamente, da grande classe que transborda em campo do Lucho), o português das tatuagens tornou-se o timoneiro da equipa.
Fez a sua melhor época de sempre, e só lhe falta melhorar um pouco mais a resistência para ser ainda melhor.
Ele representa o espírito lutador da equipa, o espírito de sacrifício, dá tudo o que tem pelo FCP. Absolutamente essencial nesta fase em que Lucho se lesionou e não pôde jogar.

HULK

O homem desconhecido que veio da 2ª divisão japonesa revolucionou o futebol em Portugal e foi uma das grandes revelações na Europa.
Quem o viu no primeiro jogo, em que só via a bola, a relva e a baliza, e quem o vê agora, deve achar que não é o mesmo jogador. Apesar de ainda não saber muito bem os timings para passar a bola, para rematar, etc, foi um jogador essencial em muitos jogos, para furar as defesas e provocar o pânico.
Quando melhorar o passe, o momento de passe e aprimorar os tempos de finta/remate, será dos melhores do mundo.
Marcou alguns dos golos mais bonitos do campeonato, fruto do seu potente pé esquerdo.
Um jogador que não durará muito mais tempo em Portugal, e que garantirá ao FCP mais uma mina de ouro.

JESUALDO FERREIRA
Devo confessar que o Jesualdo me surpreendeu. E ainda bem!
Porque nos anos anteriores, eu vi-o pouco disciplinador com Quaresma, vi-o cagão nos jogos europeus, vi-o displicente nos jogos mais fáceis - principalmente na Taça.
E este ano não vi isso.
Apesar de ser responsável pela contratação de alguns flops, como Pelé, Benitez ou Guarín, a verdade é que conseguiu transformar alguns jogadores desconhecidos em jogadores admirados. Falo de Fernando, Hulk ou Rolando, para além de Cissokho.
Conseguiu segurar a equipa em momentos decisivos e finalmente impôs a sua filosofia de jogo, sem nunca a alterar - creio que o Quaresma limitava-o nesse aspecto, pois era um jogador que só conseguia jogar encostado a uma ala.
De resto, tornou-se o único treinador tricampeão em Portugal, sendo também os únicos títulos na sua carreira. Está de parabéns!

Quero ainda destacar o Lisandro, que apesar de ter marcado muito menos golos (o facto de estar mais encostado à linha tirou-lhe o faro da baliza), manteve a luta de sempre, e Rodriguez, o jogador que nunca desiste de nenhuma lance, e que tinha a difícil tarefa de substituir Quaresma, ainda para mais vindo do rival Benfica. Foi ainda o autor do grande golo deste campeonato!

Para o ano, que venha o PENTA!

CAMPEÕES!
CAMPEÕES!!
CAMPEÕES!!!
CAMPEÕES!!!!

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter