09 julho 2009

Hard Candy

Depois de muito ouvir falar do filme, e depois de Juno me ter despertado a vontade de conhecer um pouco mais da obra da Elle Page, decidi ver Hard Candy.
Ouvia relatos de ser muito violento, principalmente para os homens. Conheço inclusivamente pessoas que o foram ver ao cinema e sairam a meio, de tão indispostos que estavam. Pois bem, talvez por isso tenha visto o filme e não o tenha achado assim tão violento.
A história é forte, aliás, sempre que temas como a pedofilia vêm à baila e são relatados em filmes, o ambiente não pode ficar leve.
O desenvolvimento do filme é bastante curioso. Muito baseado nos diálogos, acaba por ter planos muito interessantes, que incutem à história um bom ritmo e acima de tudo mantêm o suspense e a prendem por completo a nossa atenção. Excelentes pormenores de realização, que nos deixam, muitas vezes, na pele das personagens, fazendo-nos sentir aquilo que é suposto eles sentirem.
No fundo, a história retrata a "relação" de uma miúda ex-futura vítima de pedofilia, com o ex-futuro criminoso. Ambos passam por fases de confiança, de descrença, de mentira, de sofrimento, de incerteza. A interpretação da Ellen Page - na pele da jovem - é aterradora só de ver. Impressionante a expressividade e realismo que saem daqueles olhos e das suas atitudes. A densidade da personagem incorporada por uma miúda de 14/15 anos é soberba.
Gostei muito do filme, não tão chocante como me foi anunciado, mas que mesmo assim conta com um final brutal.

8/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter