08 junho 2009

Star Trek

Para começar, convém dizer que nunca fui um "Trekkie", nunca vi nenhum episódio da série, nunca vi nenhum dos outros filmes. Também não sou fã do arqui-rival Star Wars. Aliás, o George Lucas conseguiu fazer com que eu desenvolvesse um ódio de estimação pela saga.
Mas este "Star Trek" depositou em mim alguma vontade de o ver. A começar pelo realizador: JJ Abrams, o criador da mais fantástica e mais mirabolante série que já vi - Lost. Depois, algumas críticas ao filme revelavam-se bastante animadoras, para geeks da série e para gajos (como eu) que a única coisa que sabiam sobre a série que gera amores e ódios era o cumprimento do homem com as orelhas esquisitas e um penteado démodé.

O filme começa por introduzir as principais personagens, dando-lhes todo o enquadramento necessário para que todos percebam a história. Essa abordagem do passado é feita de forma sucinta, mas recolhendo os pontos principais. E assim se consegue agradar aos "Trekkies" - relembraram a história, mas não a acharam maçadora - e aos "Non-Trekkies" - "ai que história tão gira e bem introduzida!".
A fórmula de sucesso começava a ser desenhada. Tudo o resto prima pelo bom gosto. Efeitos especiais quanto baste e com bastante qualidade, piadolas sempre muito bem metidas e humanidade e emoção nas alturas em que tinha que existir. As 2 horas passam literalmente a voar. Não há momentos monótonos.
As interpretações, não sendo perfeitas, estão muito bem conseguidas e a história é sólida e bem construída.
Não digo que vá assistir à série, ou aos filmes anteriores, mas posso garantir que, com este filme, fiquei apenas com um ódio de estimação nos filmes do género. E não é o "Star Trek". Preconceito meu, talvez.

8/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter