Há umas semanas, vi "Up In The Air", mais um dos filmes na corrida aos Oscars e que ainda não comentei por aqui. Tinha uma certa expectativa em relação a este filme, principalmente porque é do Jason Reitman, o realizador de um dos filmes mais bem conseguidos de há 2 anos, o "Juno".
A história do filme é algo básica e simples - mas não simplista -, e assenta na vida de um homem de meia-idade (George Clooney) que tem como função despedir pessoas de diversas empresas espalhadas pelo país e que, por isso mesmo, passa a vida a viajar, desligando-se quase por completo de relações interpessoais e de quaisquer bens que o façam sentir ter uma casa, um ponto onde sempre se pode abrigar.
O filme é por si só uma grande crítica a toda a sociedade actual, cheia de plastificações, cheia de coberturas para as verdadeiras faces dos intervenientes. Temos o "bon-vivant" que apenas vive com uma pequena mala em que carrega tudo o que realmente necessita (aliás, utiliza o exemplo da mala para dar palestras motivacionais) e que não se preocupa nada com relações - sejam elas de que tipo forem -, temos a jovem recém-licenciada cheia de ideias inovadoras mas por dentro não é mais do que insegurança, e temos a versão feminina (ou quase) do primeiro caso descrito. Os contrastes vão sendo evidenciados ao longo do filme, principalmente tendo em conta a restante família da personagem principal, que não é mais do que a antítese da mesma.
"Up In The Air" é um filme - dir-se-á - leve, descontraído, mas que ao mesmo tempo consegue falar com seriedade de alguns dos grandes problemas da sociedade actual, como o desemprego, a solidão, a efemeridade das relações. No fundo é um filme leve, mas que deve ser levado muito a sério.
O fim não é mais do que uma grande lição de vida, um olhar intrínseco para aquilo que a sociedade actual exige de nós e aquilo que nos dá de volta, quando se vê que os grandes objectivos da vida muitas vezes são algo supérfluos.
Um excelente filme, contado de uma perspectiva bem refrescante e com grandes interpretações dos principais intervenientes - prova disso são as 3 nomeações para os Oscars para os 3 principais actores.
Resumindo, "Up In The Air" é um filme para ver descontraidamente, sem nunca largar do pensamento a mensagem que o mesmo quer transmitir.
8/10
0 retro-introspecções:
Postar um comentário