"Capitães da Areia" é um dos livros mais vendidos da história da literatura brasileira, escrito por Jorge Amado e que tem por base a história verídica de uns miúdos sem-abrigo de Salvador da Baía que faziam da vida criminosa o seu dia-a-dia.
"Capitães da Areia" não é mais do que o relato da vida dos Capitães da Areia, das aventuras e desventuras do núcleo duro do grupo, dos amores, das amizades, dos esquemas, das burlas, dos crimes.
É um retrato algo crú da sociedade brasileira dos tempos da ditadura, que nada fazia para além de discriminar estas crianças (digamos que algumas vezes com razão), mas este livro dá-nos a possibilidade de conhecer o outro lado. O lado dos meninos que foram mal-tratados, abusados, despejados na rua, levando a que desenvolvessem pela sociedade o mais puro sentimento de ódio e raiva.
"Capitães da Areia" não deixa de ser um relato de amizade, de camaradagem, de valentia e, acima de tudo, de esperança. Um livro que nos é oferecido por um excelente contador de histórias, com uma dinâmica muito boa e repleta de alegria, tristeza, morte, vida, amor, vingança, amizade.
Um livro que não nos deixa indiferente e que nos faz, por diversas vezes, colocar no lugar daqueles criminosos (reais) e tentar compreender o seu ponto de vista.
8/10
0 retro-introspecções:
Postar um comentário