05 setembro 2009

ISIS - "Wavering Radiant"

Mais uma vez, digo que o metal não é o meu terreno, conheço pouca coisa, mas conheço alguma de excelente qualidade. Tool será o expoente máximo da minha sapiência na área. E “Wavering Radiant”, o álbum em que primeiro contacto com ISIS, assemelha-se muitas vezes à sonoridade tão característica de Tool.
São 7 músicas intensas, com baixos poderosos, guitarras melódicas, riffs insistentes, baterias a marcar o ritmo contagiante. Confesso que, em algumas das vezes que ouvi o álbum, preferia que não houvesse voz. Não por esta ser má, mas porque o instrumental é, por si só, excelente.
Com “Hall of the Dead”, temos uma entrada em grande, que é para nos começarmos a habituar ao que aí vem – verificar, aos 2:40, um momento em grande. “Ghost Key” é fantástica, pelo menos na minha óptica. Ritmos avassaladores, intercalados com um grande momento shoegaze, e até os (poucos) grunhidos do vocalista lhe dão um ar especial, no momento ideal. Ou seja, esta música consegue destacar tudo o que mais gosto neste álbum dos ISIS. Em “20 Minutes / 40 Years” destacam-se a excelente melodia das guitarras logo de início, que embalam a música para tons ora mais pesados ora mais relaxantes, para depois rebentar novamente em riffs frenéticos. Para o fim, ficou reservada “Treshold of Transformation”, que é A música. Intensa, poderosa, entusiasmante, viciante, perfeita. Tudo se conjuga na perfeição, tudo é perfeito. As restantes músicas mantêm a bitola bastante elevada, o que faz com que “Wavering Radiant” seja um dos meus álbuns de metal preferidos do ano.

Vou ter que continuar atento às vertentes mais alternativas da música mais “pesada”.

8,5/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter