16 agosto 2009

PHOENIX - "Wolfgang Amadeus Phoenix"



Phoenix. Uma banda francesa (aí, já foi uma surpresa para mim), já com uma década de existência e que eu desconhecia por completo. Lançam em 2009 o seu 4º trabalho de originais – “Wolfgang Amadeus Phoenix”. Um nome curioso e a capa não fica atrás. Será que tencionavam dizer que iam ser a grande bomba de 2009, no que à música diz respeito?
Falando da música propriamente dita, é muito agradável. Um pop/rock com pitadas de electrónica, que lhe dão um toque muito especial (esta junção tem andado muito em voga, nos tempos que correm).
Entramos em grande com “Lisztomania”, uma canção pop perto da perfeição, cheia de alegria e ritmo, com a bateria e as teclas (?) como grandes protagonistas. Com “1901” ficamos arrumados no que diz respeito a singles, e ambas me fazem lembrar Vampire Weekend. Bom sinal, portanto, pelo menos para mim. “Love Like a Sunset” foge ao padrão de músicas do álbum, para nos brindar com uma faixa electrónica, das melhores que ouvi este ano.”Lasso” e “Rome” lembram-me Of Montreal, para em seguida darmos lugar à melhor faixa do álbum. “Countdown” é para ouvir e chorar por mais, não há cá descrições! Em “Girlfriend” e “Armistice”, continuo a identificar bocadinhos de Vampire Weekend e Of Montreal, o que é selo de qualidade, vindo de quem vem.

Portanto, estamos aqui perante um grande álbum, óptimo para esta altura de Verão, para ouvir na praia, na esplanada, ao sol, ou à noite, numa qualquer festa com umas bebidas ao lado (ou na mão). Descontraído. É a palavra que define “Wolfgang Amadeus Phoenix”.



8/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter