18 abril 2010

SURFER BLOOD – “Astro Coast”

“Astro Coast” representa o primeiro trabalho dos Surfer Blood, banda norte-americana, mais propriamente da Florida, que fazem a chamada música indie. Há diversas influências na sua música, mas quase nunca conseguem atingir um nível que me leve a ficar agradado com aquilo que ouço.
Diria que “Astro Coast” é um álbum que foi feito para não ser levado muito a sério, feito por uma banda que nos faz lembrar muita coisa, e que por isso mesmo se apresenta sem grande personalidade.
O single “Swim” fez sucesso ainda em 2009, é uma música agradável e “catchy”, com bastantes pontos de contacto com Stephen Malkmus dos Pavement, assim como as “Fast/Slow Jabroni” (duas músicas em que apenas a velocidade se modifica). Aliás, esta vai sendo uma constante ao longo das 10 faixas que compõem o disco.
“Take It Easy” respira Vampire Weekend por todos os poros, o que comprova e reforça a ideia de que a banda nova-iorquina já começa a ser uma (boa) referência do universo indie. “Hamornix” faz lembrar Santogold (ou Santigold, actualmente) e acho que assentava muito bem na voz da produtora e cantora americana que apresentou um dos bons trabalhos de 2008. “Twin Peaks” tem momentos que caem bem e outros que nem por isso: cheira a The Shins e James Mercer e The Shins em momentos iniciais, mas depois transforma-se nuns The Killers de mau gosto. Há ainda tempo para recordar Dinosaur Jr. em “Anchorage”, quase a terminar o disco.
O álbum acaba por se passar bem, mas não é marcante, não é entusiasmante e não ficará certamente na história deste ano 2010. Não me deixa saudades.


5/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter