03 janeiro 2010

The Invention Of Lying

Ricky Gervais é um dos comediantes mais requisitados do momento, pois tem um estilo bastante peculiar.
Depois de ter entrado há pouco para o mercado de Hollywood, começa a dar os primeiros passos.
No fundo, "The Invention Of Lying" é uma comédia, mas acaba por ser um pouco mais do que isso.


O filme tem uma história de base muito boa. A impossibilidade de as pessoas mentirem, que apenas dizem aquilo que realmente pensam. Se pensarmos um bocadinho, notamos que é um comportamento impossível para nós de assumir. Dizer a verdade sobre tudo aquilo que vemos ou sentimos.
O filme acaba por ser um excelente ensaio nesse aspecto. Faz-nos rir com situações tão banais como um encontro desajustado ou o nascimento de um bebé (toda a gente diz que eles são lindíssimos)...
Diria que no filme as pessoas não têm sentimentos, não é isso que importa naquela sociedade. Ali, tudo o que interessa é ser verdadeiro, ser crú.
De resto, o filme gira em volta de todo um conjunto de situações em que a personagem principal desenvolve a capacidade de mentir, demonstrando a inocência da restante população.
Não gostei do rumo que o filme levou lá mais para o meio, mas tinha que ir para algum lado, para não correr o risco de dizerem que não tinha qualquer guião... Eu gostaria mais se não tivesse rumo, mas todos sabemos como são as produções Hollywoodescas.

Não é um filme que nos faça rir a bandeiras despregadas, mas passa-se bem o tempo, com situações bem curiosas.

6/10

0 retro-introspecções:

Free Hit Counter